sexta-feira, 27 de setembro de 2019

PL 4817/2019: SED e TEH

O que é uma PL e como pode ajudar os portadores da Síndrome de Ehlers Danlos  e da
Síndrome de Hipermobilidade?

PL  é, resumidamente, um Projeto de Lei  com propostas legislativas cujas normas devem ser apresentadas por um deputado ou senador para serem  submetidas à votação no Congresso Nacional. Para que possamos acompanhá-lo, devemos observar o número que foi protocolado ao ser criado, inserido para tramitação na Câmara Legislativa.
Os passos básicos de uma PL são:

1- A PL é criada/apresentada por um deputado ou senador;

2- A PL é enviado para tramitação ao Congresso Nacional;

3- A PL recebe um número de identificação com o ano de criação.
Por exemplo, a PL 4817/2019.
O Deputado Roberto de Lucena abraçou a nossa causa e aceitou ser autor do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com a Síndrome de Ehlers Danlos e a Síndrome de Hipermobilidade. Essa importante PL foi protocolada na data de 03 de setembro sob o número PL 4817/2019 e passou sem emendas até o fim do prazo.

Esse foi o primeiro passo para termos uma lei que nos garanta alguns direitos na área de saúde, educação e trabalho.

Só para que se recordem, nós do ASSEDH Manada nos reunimos em 13 de agosto de 2019 com o Deputado Roberto Lucena e apresentamos nossas propostas, desejos e intenções para que os portadores da SED sejam vistos e, devidamente, assistidos pelas políticas públicas.

O ASSEDH Manada retornou a Câmara no dia 25 de setembro para acompanhar o andamento da PL e apresentá-la para mais deputados que possam nos apoiar.

Encontro com o Deputado Marcelo Aro
Desde o dia 11 de setembro, a nossa PL encontra-se "Aguardando Parecer do Relator na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD)".

Começamos um trabalho de formiguinha para que nossa PL seja aprovada e, a partir de agora, vamos precisar do apoio de todos os sedianos, hipermóveis, familiares, médicos  e especialistas para nos ajudar a ter a aprovação que necessitamos. 

Procurem os deputados, conversem sobre a PL 4817/2019, busquem apoio para termos nossa própria lei. 

Entrem no site da Câmara dos Deputados e apoie nossa PL para que possamos ter instituída a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com a Síndrome de Ehlers-Danlos e a Síndrome de Hipermobilidade.

4- Na sequência, se aprovado pelos Senadores, a PL segue para revisão na Câmara, e vice-versa, e então para sanção presidencial.
O Presidente pode aprovar total ou parcialmente(com vetos).

5- Se houver vetos, a Câmara decide, por votação, se os mantém.

E assim nossos direitos e qualidade de vida adequado serão garantidos.

"Tudo parece impossível até que seja feito" Nelson Mandela

Junte-se á nós!

Para entender mais sobre o caminho de uma PL:

Para acompanhar a PL 4817/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário