terça-feira, 8 de outubro de 2019

Por que Zebras?

Você já se perguntou por que toda hora postamos uma zebra?
Não é porque temos uma mascote zebra chamada Diana.
A representação da zebra como símbolo da Síndrome de Ehlers Danlos vem de um ditado médico: 
"Quando ouvires barulhos de cascos, pense em cavalos. Não em zebras."
Diana, mascote
Esse ditado tem origem em Baltimore, em 1940, quando um professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, Theodore E. Woodward, criou esse ditado para ensinar seus alunos sobre como chegar ao diagnóstico de seus pacientes.
Na medicina, os mesmos sintomas podem estar presentes em várias doenças e é mais fácil encontrar um problema comum do que doenças raras.

Dito isto, os acadêmicos de medicina são instruídos a pensar no que é mais comum, o que irão encontrar em 80% dos pacientes que atenderão ao longo da vida.

Resta a pergunta.: E os outros 20%? 
Bom, esses são formados por pacientes que apresentam sintomas que apenas os médicos mais hábeis serão capazes de fazer o diagnóstico. São os "pacientes zebras", os que ninguém espera, os pacientes raros. 
E a Síndrome de Ehlers Danlos é considerada a Zebra das Zebras.
Mas 20% é um número muito alto para que apenas alguns médicos sejam capazes de realizar o diagnóstico!!! Isso pode mudar!!! Atualmente tem-se feito discussões sobre o currículo médico com o objetivo de inserir as síndromes raras na formação desses profissionais.

Em um futuro próximo talvez a frase seja: 
"Ao ouvires barulhos de cascos, pense em cavalos e também em zebras."

Afinal, nós somos ZEBRAS!

Um comentário:

  1. Pode até ser um longo caminho, mas vamos conseguir... afinal, essa é a frase correta:"AO OUVIRES BARULHOS DE CASCOS,PENSE EM CAVALOS E TAMBÉM EM ZEBRAS". Juntos somos mais fortes!!!

    ResponderExcluir